sexta-feira, 17 de maio de 2013

Ensino superior português sobe no ranking mundial


Ensino superior português sobe no ranking mundial
Portugal subiu um lugar em relação a 2012 no ranking mundial de sistemas de ensino superior da Universitas 21. A rede internacional, que agrega universidades orientadas para a investigação de diversos países, coloca o ensino superior português no 22.º lugar, entre 50 sistemas de todo o mundo.

A avaliação do U21 Rankings of National Higher Education Systems tem por base vários critérios, entre os quais os níveis investimento, os resultados obtidos, o grau de internacionalização e a produção de cada um dos países na área do ensino e investigação. Este ano, a Universitas 21 atribuiu uma pontuação total de 59,1 pontos a Portugal (em 100 possíveis).

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) salienta que os resultados atribuídos pela Universitas 21 vêm "confirmar a qualidade das instituições de ensino superior portuguesas e da rede instalada no panorama mundial".

O CRUP explica que esta avaliação é "especialmente relevante face aos rankings habituais já que é o único que compara sistemas de ensino superior e não instituições de ensino superior. Desta forma é possível evidenciar a qualidade da rede institucional e não apenas os seus casos localizados de excelência".

Portugal avança no investimento, criação de artigos e internacionalização

Em comparação com o ranking de 2012, Portugal subiu três lugares nas avaliações dos recursos investidos, passando do 23.º lugar para o 20.º. Também a percentagem de mulheres alunas e docentes nas instituições de ensino superior registou melhorias, tendo passado da 21.ª posição, em 2012, para o 19.º.

O Universitas 21 elevou a classificação de Portugal no top que compara a produção de artigos, do 28.º para o 27.º. Esta avaliação considerou o impacto desses artigos, o número de instituições no ranking de Shanghai, a excelência de investigação da melhor universidade, as percentagens de inscritos entre os 18 e os 23 anos, de população com formação superior com mais de 24 anos e de desemprego em diplomados e não diplomados.
 
Portugal subiu ainda três lugares no indicador sobre "conectividade e internacionalização", de 24.º para 21.º, em que são avaliados itens como a percentagem de estudantes internacionais inscritos ou de artigos em coautoria internacional.

Clique AQUI para consultar os resultados do ranking de 2013 da Universitas 21 (em inglês)

Sem comentários: