quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Preço do gasóleo já aumentou 20 cêntimos este ano

Andar de carro é cada vez mais caro. Encher um depósito de gasóleo custa hoje mais 10 euros que no início do ano. A pouca vergonha das subidas sucessivas no preço dos combustiveis não tem fim à vista. Estamos a ssistir a continuidade de aumentos, que não são nada mais nada menos do que se assistiu durante o final de 2008 e inicio de 2009. E, quando pensavamos todos que tudo tinha voltado ao normal após a queda abrupta dos preços em 2009, eis que agora os chulos das petroliferas voltam a chularnos com unhas e dentes.

Quer seja de automóvel ou de transportes públicos, as deslocações diárias dos portugueses estão cada vez mais caras. Os preços dos combustíveis têm mostrado em 2010 uma tendência quase ininterrupta e que, confiando nas previsões dos analistas, é para continuar.
O preço de referência do litro de gasóleo em Portugal está hoje em 1,249 euros, enquanto o preço da gasolina ronda os 1,469 euros por litro. São os valores mais elevados desde o último trimestre de 2008, ou seja, há dois anos. Nessa altura o preço do petróleo atingiu máximos históricos, acima dos 147 dólares por barril, o que não se verifica actualmente, com o ‘ouro negro' a cotar abaixo dos 100 dólares.

E se, no início do ano, a factura para encher um depósito com 50 litros de gasóleo ascendia a 53 euros, hoje são necessários 63 euros para abastecer a mesma quantidade de combustível, ou seja, um encarecimento de 10 euros. Seguindo o mesmo raciocínio para um depósito de gasolina chega-se a um acréscimo de 9 euros por fornecimento.

Alguem ponha mão nisto!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Este é sem duvida um bom blog, no entanto gostava que tivesse mais coisas e que falasse mais de Freamunde.
Abraço e um até breve.