quarta-feira, 20 de julho de 2011

Bombeiros Voluntários de Freamunde

As candidaturas ao QREN já foram apresentadas e resultado deverá ser conhecido em breve
Ampliação do quartel e nova viatura de incêndio são prioridades dos Bombeiros de Freamunde
A corporação de Bombeiros de Freamunde está prestes a ver cumpridos dois dos maiores anseios: a ampliação do quartel e a aquisição de uma nova viatura de combate a incêndios urbanos. A novidade foi avançada, no passado sábado, durante as comemorações dos 81 anos dos voluntários freamundenses. Mendonça Pinto, comandante dos Bombeiros Voluntário de Freamunde, adiantou que foram apresentadas duas candidaturas a fundos comunitários, estando para breve o deferimento. A primeira diz respeito à ampliação do quartel, um anseio antigo já que este, apesar de recente, não é suficiente nem em termos de meios humanos nem materiais. As obras custarão cerca de 420 mil euros e serão comparticipadas a 70 por cento pelo QREN.
A nova viatura de incêndios, custará 200 mil euros, e, caso seja aprovada, será comparticipada nos mesmos moldes. "Acredito que as candidaturas apresentadas serão bem sucedidas, que estas necessidades serão reconhecidas", disse. O mesmo acredita o presidente da direcção, José Santos, que deixou a promessa de conseguir verbas para fazer face aos 30 por cento do valor das duas aquisições.
Max mais uma vez homenageado
Foi debaixo de uma chuva miudinha que os Bombeiros Voluntários de Freamunde cumpriram os rituais do desfile, formatura e recepção às entidades oficiais no dia em que assinalaram o 81.º aniversário da corporação. Mas isso não demoveu nem os soldados da paz nem os familiares e amigos que quiseram estar presentes.
O dia foi também de acolher 22 novos elementos que passaram ao corpo activo, tema mencionado por diversas vezes durante a sessão solene que se seguiu, como sinal de renovação na corporação.
A cerimónia ficou ainda marcada por mais uma homenagem a Maximino Pacheco, bombeiro que em Outubro do ano passado salvou uma mulher de um incêndio. Este feito, caracterizado por todos como "heróico", já foi distinguido várias vezes durante o ano. Recentemente, recebeu o Prémio Bombeiro de Mérito 2010 da Liga dos Bombeiros Portugueses. José Campos, da Liga de Bombeiros Portugueses, entregou ao bombeiro uma medalha de coragem e abnegação do conselho executivo da Liga, dando o soldado da paz como exemplo. "O Max é o rosto visível de um acto heróico que só foi conseguido pelo trabalho da equipa. Na figura dele todo o corpo foi reconhecido", salientou o comandante Mendonça Pinto.
Em representação do Comando Distrital de Operações de Socorro, Teixeira Leite destacou que o quartel freamundense consegue conciliar quantidade e qualidade. Frisou ainda a importância dos bombeiros na formação e educação cívica da juventude, muitas vezes esquecida. O vice-presidente da autarquia, António Coelho, também esteve na sessão e realçou a vitalidade da corporação freamundense.

22 novos elementos integraram corpo activo
No passado domingo, 22 novos elementos ingressaram no corpo activo da corporação de Freamunde, fazendo o juramento em que prometeram manter-se fiéis à missão dos bombeiros.
Com mais estes membros, explicou o comandante, o corpo activo passa a ter 110 bombeiros. Fora os 60 jovens que estão actualmente em formação e que deixam Mendonça Pinto sossegado quanto à renovação da corporação.
Também José Campos, da Liga dos Bombeiros Portugueses, destacou que a família dos bombeiros continua a crescer, não só pelos novos bombeiros mas pelos jovens que estavam na formatura. Dirigindo-se aos 22 novos soldados da paz frisou: "as vossas responsabilidades agora aumentam. Peço que sejam leais ao comando".

Novo adjunto do comando tomou posse
A sessão solene serviu ainda para dar posse ao novo adjunto do comando da corporação. Nuno Brito tem 29 anos e é bombeiro em Freamunde há 15. "Nasci no quartel", afirma numa expressão que é para entender à letra. De facto, a mãe do soldado da paz, que era quarteleira, deu à luz no quartel. O pai também era bombeiro e a irmã também lhe seguiu as pisadas. Numa família assim, acredita, é fácil explicar o bichinho que o faz continuar. "Não escolhi ser bombeiro", refere.
Agora, Nuno Brito diz-se preparado para as novas responsabilidades. Isso levou o licenciado em Engenharia da Protecção Civil a aceitar mais este desafio sem hesitar. Espera contar com o apoio das chefias e do corpo activo. "Se fizerem o trabalho deles o meu é simples", argumenta, adiantando que o principal objectivo é manter a coesão dos homens.

Cadetes campeões nacionais representam país na Eslovénia
Um grupo de 10 cadetes da corporação freamundense parte, no próximo domingo, para a Eslovénia, onde ficam até dia 24 de Julho. São campeões nacionais de manobras e vão representar o país no campeonato internacional. Têm entre 12 a 16 anos e, independentemente dos resultados, disse o representante da Liga, o objectivo é que "honrem o país e mostrem que o voluntariado em Portugal continua através dos mais novos".
Esta é a primeira vez que Freamunde vai participar num campeonato internacional de manobras. Os cadetes vão participar em provas onde o importante é fazer um bom tempo e não ter penalizações.

verdadeiro olhar

Sem comentários: