terça-feira, 26 de julho de 2011

Músicas do Mundo em Sines: Este festival também é para crianças

26 de Julho de 2011

O castelo de Sines é tomado de assalto todos os anos sobretudo por adultos, mas não é raro vê-los com carrinhos de bebé. A pensar nos futuros ouvintes, o Festival Músicas do Mundo oferece ateliês que juntam bandas e crianças.
Os olhos não despegam dos instrumentos que Mamer e os seus músicos vão tirando dos sacos. Sentam-se em almofadas coloridas e de perninhas à chinês, mas estão longe de entender a língua de Mamer, o músico chinês de etnia cazaque. Vestidos de preto – Mamer também de óculos escuros e boina –, os músicos acomodam-se em frente aos olhares das dez crianças trazidas pelos pais que, na maioria, aproveitam para assistir ao “concerto” à borla, sentados nas cadeiras da plateia, tirando fotografias e filmando.
Mamer e os três músicos da banda IZ que o acompanham, Yerbol, Nurtai e Zhang Dong, não sabem ao que vão, mas alinham. Uma das técnicas do Serviço Educativo e Cultural do Centro de Artes de Sines resume a ideia: mostrarem os instrumentos, deixarem as crianças experimentá-los e responderem às suas perguntas.
O que pareceria difícil, dado que não falam a mesma língua nem partilham a mesma cultura, afinal é fácil, porque a música é uma linguagem universal. Zhang Dong começa a revelar o conteúdo da sua amolgada caixa de metais e vai passando sininhos e chocalhos para as mãos das duas meninas mais despachadas, que se levantam logo ao primeiro “querem experimentar?” e que põem o dedo no ar antes mesmo de terem perguntas para fazer.

sapo

Sem comentários: