sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Portugueses já calçam a selecção italiana de golfe

por Catarina Vasques RitoOntem
Portugueses já calçam a selecção italiana de golfe
Fundada em 1941, a empresa Centenário exporta 98% da sua produção para a China, Itália, Japão, Alemanha, Áustria e Suíça.
A selecção italiana de golfe viu a linha de sapatos da empresa portuguesa Centenário e não ficou indiferente à qualidade da pele, dos acabamentos e do design. "Nós tínhamos alguns modelos expostos com as cores italianas, outros com as portuguesas, e por aí fora. O representante da selecção italiana viu e contactou-nos para saber se era possível mudar o design e se estávamos interessados em calçar a selecção italiana de golfe. Nós dissemos que sim, e aqui está o resultado", explica António Pedro Ferreira, da Centenário.
O nome é Centenário, mas têm tentado mudar para Century, por considerarem que internacionalmente é mais fácil de pronunciar. No entanto, "os estrangeiros querem cada vez mais marcas com nomes que mostrem a origem dos países, por isso, como Centenário já é conhecido, vamos ver. E nos dias de hoje o que vem de Portugal é sinónimo de qualidade", afirma.
Esta é mais uma marca que não está presente no mercado nacional "devido à falta de garantia no escoamento da produção por ser um mercado bastante pequeno".
Fundada há 70 anos (1941), emprega 74 pessoas, algumas das quais cresceram com a segunda geração e acompanharam a entrada da terceira, que já está a trabalhar na empresa. A necessidade de encontrar novos mercados, apostar em novos públicos e investir no produto fabricado fez que esta empresa familiar se começasse a reestruturar há 30 anos. "Quando, na década de 80, pensámos em aumentar a produção, decidimos construir uma nova fábrica e estudámos o comportamento de diversos mercados. Aí percebemos que Portugal não era uma aposta vencedora, por ser pequeno e pouco expressivo. Então, estudámos as melhores feiras para marcarmos presença, a cada ano fomos alargando a quota de exportação em detrimento da produção destinada ao mercado interno, até que, por opção, chegámos onde estamos hoje: somos 98% exportadores e 2% é para vender cá dentro", explica António Pedro Ferreira, da Centenário, um dos elementos da terceira geração da família fundadora.
A empresa está em franco crescimento, devido às restruturações realizadas nos anos 80, e cujos frutos começam agora a sentir-se. Esforço contínuo na procura "de novos mercados, consolidação de novos clientes, apresentação de novos produtos, inovação permanente, design e rápida resposta às solicitações dos clientes, aliados a uma forte campanha internacional de arrojado e inovador marketing levado a cabo pela APICCAPS (Associação Portuguesa Indústria Calçado Componente, Artigos de Pele e seus Sucedâneos)", são o segredo do sucesso desta indústria.

Sem comentários: