sábado, 14 de maio de 2011

“Pedaços de Nós” festeja 10.º Aniversário

Intuito é dinamizar actividades e promover cultura

No próximo sábado, dia 14, às 21h30, no Largo de Santo António, em Freamunde, é inaugurada a exposição comemorativa do 10.º aniversário da Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós. O conjunto de actividades está integrado na programação do Ciclo da Literatura e Artes de Palco, promovido pela Câmara Municipal.

 A 1 de Julho de 2001 é lançado o livro de poesia ilustrada "Pedaços de Nós", integrado na abertura da Semana Cultural das Sebastianas daquele ano, tendo integrado ainda uma exposição de quadros com réplicas em pano de linho. Porém, a associação é constituída por escritura pública em 29 de Janeiro de 2002.
Da sua intervenção nas artes de palco, de destacar as peças "Um Fantasma Chamado Isabel", de Miklos Marai, que se manteve em cena 5 anos com mais de 60 representações; " A Ceia dos Cardeais", de Júlio Dantas; "Um Retrato de Almeida Garrett", de Júlio Roldão; "Uma Luz Sobre a Cama", de Torquato Luca de Tena; "Freamunde de Ontem e de Hoje" , de Fernando Santos-Edurisa, entre outras.
No campo da Poesia, uma das grandes mais-valias da associação, foi a criação de um Grupo de Poesia, com encontros periódicos.
Do currículo da intervenção na área musical, a Pedaços de Nós criou o Grupo de Castanholas de Freamunde - Pedaços de Nós; a Escola de Percussão; o Grupo de Percussão Pedaços de Nós; o Conjunto de Música Ligeira Laços e Nós e a Big Band Pedaços de Nós.
As edições Pedaços de Nós marcam também, de forma significativa, o percurso da associação. Tem aqui destaque a "Pedaços de Nós, poesia", de António Rodela, quadros com réplicas em pano de linho, música de José Lobo e orquestração de Jorge Nautílio e José Lobo, CD do Grupo das Castanholas de Freamunde, Alma Freamundense, poesia de autores freamundenses, 1001 Quadras ao Vinho, entre outros concursos e encontros.


VERDADEIRO OLHAR

Sem comentários: