O jogo, 100 por cento português, foi concebido em conjunto pelo Instituto Superior Técnico (IST) e pela Biodroid, numa parceria com a Curiosidade Digital, sob a coordenação da Liga para a Protecção da Natureza, sendo apresentado como uma ferramenta também de carácter pedagógico.
Segundo explicam os responsáveis pelo projecto, a aplicação para o Facebook é baseada "numa sólida experiência científica e técnica, adquirida pelo IST nos seus vários projectos de agricultura sustentável".
Adaptado à realidade portuguesa, a quinta a gerir pelos jogadores é inspirada numa região nacional "com elevado valor em biodiversidade". Os jogadores encontram o terreno em mau estado, tendo como desafio recuperar a quinta com sucesso económico e ecológico.
Além de produzir, têm de implementar medidas adequadas à biodiversidade (sem as quais não obterão apoios públicos ou receitas de actividades como o ecoturismo) e para a qualidade do solo e dos recursos hídricos (sem as quais não conseguirão produzir).

Lavrar, semear, gerir o gado, colher e vender os produtos e candidatar-se a apoios públicos são algumas das tarefas a assegurar pelos agricultores virtuais, que terão ainda a seu cargo a escolha entre diferentes técnicas agrícolas, das quais dependerá o seu sucesso - espelhado no ecrã onde verão as culturas e o gado desenvolverem-se.
Recuperar casas para turismo rural, criar percursos para observação de fauna são outras as possibilidades, que ajudarão o jogador a progredir, vendendo serviços da quinta, mas para isso precisa de assegurar a criação de biodiversidade e conservação do solo.
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