Os portugueses que estão a pensar comprar carro novo devem, no momento actual de crise, ter em consideração que compensa adquirir um veículo a gasolina, podendo render até um ano de condução 'grátis', segundo as contas da agência Lusa.
Dando quatro exemplos de carros iguais movidos a combustíveis diferentes e de vários segmentos, a conclusão que se chega é que é nos automóveis citadinos que mais compensa escolher a gasolina.Comparando os preços de, por exemplo, um dos carros mais vendidos em Portugal, o Renault Clio, chega-se à conclusão que compensa comprar a gasolina já que, com a diferença de preço entre um e outro, dá para conduzir 'grátis' durante um ano e duas semanas.
Indo por partes: Um Renault Clio GT 1.2 a gasolina, segundo o 'site' da marca francesa, custa 15.050 euros, enquanto que o modelo a gasóleo, o GT 1.5 dCI, está tabelado em 19.650 euros. Ou seja, o mesmo carro custa menos 4.600 euros sendo a gasolina.
Com este montante, e calculando que o preço da gasolina está a 1,577 euros, é possível comprar cerca de 3.000 litros de gasolina. Seguindo as contas, um condutor que gaste um depósito por semana (precisando de percorrer cerca de 120 quilómetros por dia), andará 'grátis' durante um ano e duas semanas comparando com outro consumidor que tenha comprado o mesmo Renault Clio a gasóleo.
Seguindo o mesmo raciocínio para carros do segmento médio, como é um Volkswagen Golf, a diferença esbate-se para 3.355 euros, também segundo os preços da marca alemã no 'site'. Com este valor, o comprador de um Golf a gasolina poderá viajar sem custo durante 10 meses quando comparado com um condutor de um Golf a gasóleo.
Mesmo nos veículos de segmento superior, como uma carrinha Opel Insignia, continua a compensar a gasolina. O mesmo carro a gasolina é mais barato 4.350 euros, um valor que dá para comprar cerca de 2.600 litros de gasolina.
Ou seja, um condutor que gaste um depósito por semana irá mover-se durante 9 meses sem pagar comparando com outro que tenha adquirido o mesmo Opel Insignia a gasóleo.
A única excepção em que um carro movido a gasóleo pode compensar é nos automóveis de luxo. Neste caso, o valor deixa de ser uma preocupação premente já que a diferença de preço entre carros iguais de combustíveis diferentes é praticamente nula ou até inferior nos movidos a gasóleo.
Nos carros de luxo, a diferença inverte-se, como por exemplo, na carrinha Audi A6 Avant. O modelo 3.0 TSFI Quattro Stronic a gasolina custa 82.550 euros e o modelo correspondente a gasóleo, o 3.0 V6 TDI Quattro Stronic, custa 78.550 euros. Uma diferença de 4.000 euros a favorecer o modelo a gasóleo.
Sem comentários:
Enviar um comentário