terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Capão de Freamunde já é producto certificado

Terminou esta semana o longo processo de certificação do capão de Freamunde. Segundo o presidente da Associação de Criadores de Capão de Freamunde a situação ficou concluída esta semana, quando o ministério aprovou o novo operador de certificação indicado. Nos próximos dias deverá seguir-se a publicação em Diário da República, que porá fim a um objectivo com mais de cinco anos.
Para Ricardo Graça, mais importante que a conclusão deste processo é pôr a certificação em prática salvaguardando a qualidade e veracidade de um produto que é o ex-libris de Freamunde.

Salvaguardar qualidade do produto
O projecto de certificação - Indicação Geográfica Protegida - arrancou em 2003, mas o projecto só ficou concluído em 2005. Nessa altura o Governo aprovou tudo menos o operador escolhido para a certificação, o único existente no norte do país, pelo que o processo se arrastou no tempo.
Acabou por ser indicado o nome de um outro operador, desta vez do sul do país. Esta semana o processo ficou concluído e aprovado, faltando apenas a publicação em Diário da República.
Segundo o presidente da Associação de Criadores de Capão de Freamunde, a certificação do capão vai potenciar este produto e abrir portas a novos mercados. Os benefícios passam por ajudar nas vendas e salvaguardar a qualidade do ex-libris freamundense, "algo porque sempre lutamos".
Uma das bases do projecto é mesmo a venda de capão morto certificado. Em vista está a parceria com uma associação de Braga para a criação de um matadouro de galinhas no concelho e de infra-estruturas para o embalar. O processo, adverte Ricardo Graça, será moroso.
 
Número de criadores duplicou nos últimos dois anos
Para já vão continuar com a divulgação e a comercialização do capão, em pequena escala. "Não queremos banalizar o capão, apesar de querermos que seja acessível a todos", explicou.
Além do projecto de certificação, está em curso um projecto, em parceria com a ADER-SOUSA, para que o capão passe a ser uma marca nacional. Outra das acções passa pela certificação da receita do capão à Freamunde "que não é segredo, mas é tão ou mais importante que a certificação do próprio produto", disse Ricardo Graça. "Se o capão for cozinhado como um frango, não passa de um frango", explicou.
Neste momento há 72 criadores de capão ligados à associação. O número duplicou nos últimos dois anos.

Sem comentários: