terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Casas de palha por 25.000 euros

Presidida pelo jornalista Jorge Van Krieken, que se radicou numa encosta da Serra de S. Mamede, no mesmo concelho, a organização está a preparar uma espécie de manual “Faça você mesmo” a sua casa, recorrendo aos fardos.
O processo de construção tem pouco mais de uma centena de anos e surgiu no estado norte-americano do Nebraska, com a invenção das enfardadeiras, que passaram a permitir formar blocos de palha com consistência suficiente para formarem um edifício.
Em Portugal, a Caminho Dinâmico (www.caminho-dinâmico.pt ) está apostada em divulgar a técnica e permitir a construção de residências de qualidade a preços reduzidos, como Van Krieken garante ser possível com este material barato e abundante.
Além do baixo custo, este tipo de habitação, que pode ter o aspecto exterior que o proprietário desejar, é considerada “amiga do ambiente” e passiva, por dispensar aquecimento ou arrefecimento dado o isolamento térmico assegurado pela palha.
Um dos exemplos mais arrojados apresentados pelos impulsionadores deste material de construção é um luxuoso hotel de cinco estrelas na África do Sul construído com 10.000 fardos de palha.

Sem comentários: