quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Homens da Luta voltam a tentar a sorte no Festival da Canção

Está a decorrer a votação online para as 12 canções da edição deste ano do Festival da Canção, que se realiza em Março. Depois de no ano passado terem sido desclassificados, os Homens da Luta são os que vão à frente na escolha dos internautas.
já na sexta-feira que deverão ficar conhecidos os concorrentes do próximo Festival da Canção. Das 407 propostas recebidas pela RTP foram seleccionadas 24, para serem colocadas à apreciação do público até à meia-noite de quinta-feira no site oficial.
Porém, ao início da tarde de sexta-feira passada, a estação pública anunciou a desqualificação de três delas, ficando apenas 21 disponíveis para votação (ver caixa). Não completamente alheios à situação estão os Homens da Luta, que em 2010 também viram a sua música "Luta assim não dá" ser afastada da competição; por não se tratar de um tema inédito.
"No ano passado ficou-nos o amargo de boca", explica Jel (Nuno Duarte), vocalista e um dos mentores do grupo, para justificar a apresentação a concurso deste ano com "A luta é alegria"; tema especialmente composto para este evento. "Participarmos já é uma vitória. Podermos mostrar o nosso trabalho e a nossa coreografia", responde quando questionado sobre o facto do tema liderar, com uma margem significativa, as votações online.
No seu entender, o Festival da Canção "é uma janela que está aberta" e que não pode ser "desperdiçada" pelas bandas, principalmente numa altura em que é cada vez mais difícil vingar no meio musical.
"O "Ídolos" e a "Operação Triunfo" são concursos de intérpretes. No festival o que conta é a canção em si", sublinha Jel, recordando que o Festival da Canção "é uma instituição muito antiga", por onde passaram "muitos dos melhores cantores portugueses".

Sem comentários: