segunda-feira, 21 de maio de 2012

Borlas: Dentro e fora de portas sem gastar um cêntimo!

Dos muitos museus nacionais que oferecem esta semana inúmeras atividades até aos diversos eventos ao ar livre, agarre na agenda que esta semana oferece muitas iniciativas culturais, sem pedir um cêntimo em troca!

Os museus estão em festa para celebrar o seu dia internacional e a comemoração é para todos. Portas abertas e muitas atividades grátis marcam os próximos dias. Mas além destes espaços fechados há muito para fazer entre 16 e 23 de maio sem gastar um tostão! Conheça aqui algumas das muitas atividades previstas para celebrar o Dia Internacional dos Museus. Mas, conte com muitas mais:
"Mudança" na LX Factory
O Open Day chega esta sexta à Lx Factory e ali fica durante 18 horas A 8ª edição do Open Day da Lx Factory dedica-se ao tema da "Mudança", com dezenas de atividades culturais, de lazer e entretenimento, nas suas mais variadas formas e visões - concertos, exposições, instalações, conferências, workshops, performances, moda, videoprojecções, espaço para crianças, live painting, DJs, entre outras surpresas. Para usufruir entre as 10h00 e as 4h00.
Jazz no The Oitavos
Os fins de tarde no Guincho ficam ainda mais memoráveis com a iniciativa Oitavos Beats que se prolonga até outubro. São momentos intimistas e de descontração exclusivos proporcionados pelo The Oitavos, ideais para quem quiser relaxar após uma semana de trabalho, ou apenas para aproveitar um programa diferente, na companhia de quem mais gosta. Em maio, todas as sextas-feiras contam com a atuação de Vânia Fernandes Quarteto. A entrada no Oitavos Beats é livre, portanto aproveite para vir descobrir este local mágico, com música a condizer.
Estilos de Vida Alternativos em Loures
Nos dias 18, 19 e 20 de maio, o Parque da Cidade de Loures - junto ao Pavilhão de Macau, acolhe a primeira edição da FEVA - Feira de Estilos de Vida Alternativos. Trata-se de um evento cujo objetivo principal é poder proporcionar ao visitante uma experiência única que possa contribuir para a sua saúde e bem-estar. Palestras sobre energia feminina, concertos meditativos, workshops de culinária natural, espaço para terapias alternativas, fazem parte do extenso programa indicado para toda a família.
Fado em Portalegre
Até 26 de maio,  Portalegre celebra o Dia da Elevação a Cidade, assinalado a 23. Este ano as festividades são inspiradas na temática Fado, classificado Património Imaterial da Humanidade e é no Jardim da Avenida da Liberdade onde irão decorrer a maior parte das iniciativas. As Associações Culturais foram convidadas a participar e a valorizar o Fado e a sua ligação à identidade portalegrense. O Fado, expressão poética da alma de um povo, apresenta-se aqui como um fator de união entre a comunidade local. Mais informações no site da Câmara Municipal de Portalegre.
“Play ZON PES Cup 2012” no Dolce Vita
Os Centros Comerciais Dolce Vita vão ser palco da “Play ZON PES Cup 2012”, competição promovida pela ZON, que vai testar as capacidades dos jogadores do videojogo da Playstation Pro Evolution Soccer (PES). A prova conta com seis etapas qualificativas, disputadas no sistema de jogo “um contra um”, de 12 de maio a 24 de junho, entre 14h00 e as 19h00, nos Centros Comerciais Dolce Vita. Inscrições e mais informações no o site www.zon.pt/gaming. Os visitantes dos Dolce Vita têm mais motivos de interesse para ocupar o seu tempo livre na “Arena Gaming Play ZON”. Ao fim-de-semana, entre as 10h00 e as 24h00, é possível experimentar vários videojogos nomeadamente “Call of Duty MW3”, “Kinect Sports 2”, Virtua Tennis 4”, “Tekken 6”, “Kinect Adventures”, “Moove Dance Star Party”, “Moove Sports Champion”, simuladores com GT5 e Forza 4, entre outros.
Dia da Família na Casa-Museu Medeiros de Almeida
A Casa-Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa, celebra o Dia da Família com entradas grátis. Reúna os familiares mais chegados e não percam a oportunidade de conhecer o vasto e precioso conjunto de obras de arte reunido por António de Medeiros e Almeida. São cerca de 2000 obras que refletem o gosto cosmopolita do fundador da Casa-Museu Medeiros e Almeida e estão ao dispor de todos este sábado, das 10h00 às 17h30. Aqui podem ver ainda duas exposições temporárias, «Spectrum – Novos modos do funcionamento da Imagem na Arte Contemporânea», e «Triunfo de Uma Vida – António de Medeiros e Almeida (1895-1986)», tudo com entrada livre.
Saúde e exercício físico no Dolce Vita Ovar
Em maio, o Centro Comercial Dolce Vita Ovar inicia uma série de sessões dedicadas à promoção de hábitos de vida saudável, com um conjunto de sessões gratuitas dedicadas à saúde e ao exercício físico. Como tirar partido das aulas de grupo é o tema da sessão de 20 de maio. Anabela Teixeira, gerente do Best Fit Form e instrutora de fitness, Léo Soares, professor e personal trainer no TOPFIT Clube de Ginástica, e Raul Peixoto, instrutor de fitness em vários ginásios, vão mostrar à audiência como estas aulas podem ser extremamente motivantes e levar os participantes a ir mais além na sua prática desportiva.
Real Companhia Velha de portas abertas
Para assinalar o ‘Dia Internacional da Diversidade Biológica’, que se celebra a 22 de maio, a Real Companhia Velha – produtora de vinhos do Porto e Douro fundada por alvará régio de El-Rei D. José I em 1756 e a mais antiga empresa portuguesa – promove uma ação de “portas abertas” intitulada ‘Dia Aberto à Biodiversidade’ na Quinta das Carvalhas, em pleno coração do Alto Douro Vinhateiro. O convite é para entrar e ficar a conhecer, na companhia de um técnico de viticultura da Real Companhia Velha, aquela que é considerada por muitos como a quinta “imagem do Douro”. Com dois horários disponíveis, às 10h30 e às 15h00, a visita é gratuita mas pressupõe marcação obrigatória feita até dia 20 através do e-mail turismorealcompanhiavelha@gmail.com ou do Telf: 254 738 050. As visitas só se realizam com a participação de 10 a 20 pessoas.
Macau como Património da Humanidade
Dia 17 de maio,  pelas 18h00, é tempo de refletir sobre Macau na conferência "Macau como Património da Humanidade" pelo General José Garcia Leandro, antigo Governador de Macau e Membro do Conselho Supremo, com a moderação do General Freire Nogueira no âmbito do Ciclo de Conferências dedicadas à China no âmbito da evocação dos 500 Anos da chegada de Portugal à China e ao Sudeste Asiático, promovido pelo Centro de Estudos Internacionais. O debate é promovido pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal. No dia seguinte, 18, às 18h00, há uma “Sessão Solene de Homenagem ao Maestro Ivo Cruz”, no aniversário do seu nascimento, com um Apontamento Musical pelo Quarteto Viana da Mota. Intervenções do Dr. Duarte Ivo Cruz, Dr. João Pereira Bastos e o Presidente da SHIP, Dr. José Augusto Alarcão Troni. Seguir-se-á a inauguração de uma exposição sobre o Maestro Manuel Ivo Cruz.
Clérigos no Palácio da Bolsa
São 15 imagens inéditas do espólio da Igreja dos Clérigos, da autoria de Luís Ferreira Alves, e estarão expostas até dia 31 de maio, nos claustros do Palácio da Bolsa. A mostra “Igreja dos Clérigos – Registo Parcial do Estado Actual para Memória Futura" guarda o atual retrato da Igreja, antes do arranque das obras de reabilitação. Luís Ferreira Alves procurou retratar a atmosfera que se vive nas vésperas da intervenção e os aspetos mais intimistas do edifício. A exposição é de acesso livre e poderá ser vista durante o horário de visitas do Palácio da Bolsa, entre as 9h e as 18h.
Flipbooks na PT Bluestation Baixa-Chiado
Conhece aqueles livrinhos de bolso com um conjunto de desenhos ou fotografias organizadas sequencialmente em muitas páginas e que, quando folheados rapidamente, criam a ilusão de movimento? São os deliciosos flipbooks, que nos remetem para os filmes de animação e aguçam a imaginação de miúdos e graúdos. Neste dia, com a ajuda da Flipit, damos-lhe a possibilidade de criar o seu próprio flipbook, com as imagens que quiser! Faça-o na estação da Baixa-Chiado e leve-o para casa dia 16, entre as 18h00 e as 19h00. No dia seguinte, esta animada estação de metro acolhe a famosa “capoeira” brasileira, já bem conhecida dos portugueses, pelas 17h00.
Sábado à Arte
Dia 19 de maio, a State of the Art convida o artista plástico João Figueiredo e o Chefe Paulo Pinto para uma fusão entre a Arte e a Gastronomia. A ementa, da autoria do Chefe Paulo Pinto, foi criada especificamente para o Sábado à Arte e será servida sobre imagens de retratos clássicos de João Figueiredo. Uma criação acompanhada pelos Monte Lunai, músicos que redescobrem a dança e o baile tradicional. Tudo no Hotel Grande Real Villa Itália, a partir das 17h00.
Sétimo com música ao sábado
Esplanada e café, o recente Sétimo vai dar música ao parque Eduardo VII, em Lisboa. Este sábado inaugura-se o palco com o trio jazz de André Mota (17h00 e 21h00), o DJ José Cunha (18h00) e o DJ Alexandre Barbosa (Disconfusion) às 22h00.
Paulo Alegria no Centro Português de Fotografia
A crise, ou, na denominação de Paulo Alegria, a magreza financeira - de associações culturais, desportivas e recreativas está patente nas paredes do Centro Português de Fotografia até dia 1 de julho. Para ver e refletir de terça a sexta das 10h00 às 12h30 e das 15h00 às 18h00, sábados e domingos das 15h00 às 19h00.
CIN RE-MAKE anima Lisboa
Vem aí a 5ª edição do mais criativo projeto de reabilitação urbana que promete invadir as ruas de Lisboa com cor e criatividade. O projeto conta uma vez mais com a participação de alunos de Lisboa e do Porto, mas surpreende este ano ao lançar um passatempo que permitirá a um jovem artista ver a sua arte exposta num muro de Lisboa, por quatro meses. O mote deste ano é a Sétima Arte pelo que a ferramenta de inspiração dos alunos foi uma curta-metragem de animação onde um menino colorido, que vive numa cidade a preto e branco, encontra o amor e transforma a cidade através da cor. “Cidade Colorida”, que conta com a participação do ator José Fidalgo, pode ser vista na página de Facebook da CIN. Para participar basta ir à página do Facebook, visionar a curta-metragem “Cidade Colorida” e, até dia 4 de junho, enviar um trabalho gráfico inspirado no filme.

Música nas Noites de primavera
Nos três últimos sábados de maio, o Solar dos Zagalos, em Sobreda, acolhe o Ciclo de Concertos Noites de Primavera. Os concertos começam às 21h30, nos salões nobres desta quinta de recreio do séc. XIX, invocando as obras dos grandes compositores clássicos, como os alemães Franz Schubert (1797 - 1828) ou Louis Spohr (1784 - 1859), assim como peças de compositores portugueses contemporâneos já consagrados, como Fernando Lopes-Graça (1906-1994), Frederico de Freitas (1902-1980) e Eurico Carrapatoso, em parceria com outros que após terminarem a formação superior em composição, tem a oportunidade de apresentar em 1ª audição, obras da sua autoria. A interpretá-los um conjunto de jovens portugueses, habituados a atuar com orquestras consagradas ou em palcos internacionais. O próximo concerto acontece dia 19.
OUT JAZZ regressa a Lisboa
O OUT JAZZ está de volta em 2012 com um novo nome – MEO OUT JAZZ. O projeto continua a marcar os fins de tarde da capital, de maio a setembro, e de sexta-feira e domingo, com a sua receita única de magia cool, alegria e inspiração para celebrar a boa música e tornar a cidade mais feliz. Às sextas-feiras a partir das 18h00, um elenco de luxo dos melhores músicos e DJs da atualidade prometem boa “vibe” nas praças, ruas, espaços verdes e nos principais miradouros da capital. A grande novidade é que são adicionados a este trajeto: hotéis, museus, ascensores e estações de comboio. Aos domingos a partir das 17h00, a música invade jardins e espaços verdes de Lisboa e promete bons momentos para toda a família. Assim, durante o mês de maio, o MEO OUT JAZZ vai estar a dar música no Jardim da Estrela.
As cores de Resende no Estádio do Dragão
Cerca de 50 obras de Júlio Resende estão em exposição, no foyer poente do Estádio do Dragão. A mostra intitulada “As Cores de Resende” é promovida pela Galeria InArtes e revisita, até 20 de maio, algumas facetas da carreira do mestre portuense.
Política uma vez por semana

Os ciclos de cinema da Casa da Achada continuam, desta vez, e até junho, dedicados à “Política uma vez por semana”. As sessões decorrem à segunda-feira, pelas 21h30, na Casa da Achada – Centro Mário Dionísio.
World Press Photo no Museu da Eletricidade

As fotografias vencedoras do 55º World Press Photo, escolhidas entre mais de 100 mil imagens candidatas ao prémio, vão estar em exposição no Museu da Eletricidade, em Lisboa, a partir de dia 26. A Primavera Árabe, o terramoto e o tsunami no Japão, as ruas desertas da Coreia do Norte, a guerra entre cartéis de droga no México, são alguns dos eventos retratados nas imagens, mas há muito mais para ver, de terça a domingo, entre as 10h00 e as 18h00.
World Press Cartoon Sintra 2012


O Centro Cultural Olga Cadaval acolhe o World Press Cartoon Sintra 2012, um evento que vai na oitava edição e é considerado o mais importante, a nível internacional, no domínio do desenho de humor na Imprensa. A exposição, que mostra 343 obras de 260 cartoonistas, estará patente no Museu de Arte Moderna, em Sintra até  30 de julho, de terça-feira a domingo entre as 10h00 e as 18h00, com entrada livre. Para assistir à entrega dos prémios, pode reservar o máximo de dois convites por pessoa no na bilheteira do Centro Cultural Olga Cadaval.
Diz-me do que gostas… dir-te-ei quem és


O Museu do Design e da Moda tem patente a exposição Diz-me do que gostas… dir-te-ei quem és, onde se tenta saber um pouco mais sobre quem está por trás das criações de moda, fazendo um retrato do panorama atual da moda em Portugal, reconhecendo as diferentes gerações em presença, os distintos percursos e as várias linguagens, estilos e atitudes. 22 designers estão presentes, desde a pioneira Ana Salazar até aos novos criadores como os White Tent ou Os Burgueses, passando por sólidos autores, como José António Tenente, Filipe Faísca e Luís Buchinho, entre muitos outros. Para ver de terça a domingo das 10h00 às 18h00, até 10 de junho.
Habitar a Escuridão na Fundação Champalimaud


A Embaixada do México em Portugal e a Casa da América Latina trazem à Fundação Champalimaud, em Lisboa, a partir do dia 2 de maio de 2012, a exposição de fotografia do mexicano Marco António Cruz, Habitar a Escuridão, um ensaio fotográfico sobre a cegueira no México. A exposição é composta por 50 fotografias a preto e branco captadas entre 1977 e 2005, sobre numerosos casos de cegueira, conjugando o testemunho da vida quotidiana dos invisuais no México com a grande sensibilidade social e artística de um dos maiores fotógrafos documentais deste país, e estará patente de 2 a 23 de maio de 2012, na Fundação Champalimaud, em Lisboa.
Leituras no Mosteiro
Até 19 de junho, as noites de terça-feira voltam a ser dedicadas às viagens pela leitura. Com as “Leituras no Mosteiro”, o Teatro Nacional São João dá a ler textos, clássicos e contemporâneos da dramaturgia universal. A terceira leitura deste ciclo cabe a Delirium (2008) de Enda Walsh, da nova vaga irlandesa. Sempre às 21h00 no Mosteiro de São Bento da Vitória.

Sem comentários: